Criando filhos em tempos dificeis

Proverbios 22:6 – Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Quero falar sobre a educação de filhos.Vamos aboradr alguns pontos

A PRIMEIRA – AS BASES DE UM RELACIONAMENTO SEGURO NA VIDA FAMILIAR

1. noções de autoridade e obediência

2. desenvolvimento da auto-estima dos filhos;

3. boa comunicação doméstica.

Vamos ao primeiro aspecto.

Dê noções de autoridade e de obediência.

Erram os pais que não estabelecem bases de relacionamento em que a autoridade e a obediência não apareçam.Ensinamos que cada um deve viver como quer.As crianças que correm dentro da igreja, fazem tudo o querem dentro e fora de casa. Devemos ter em mente que o caráter de uma criança é formado até os três anos de idade, aos 4 e 5 anos a criança tem noção de certo e errado, aos 7 anos, a criança tem noção de justiça. Castigo não significa espancamento e recompensa não é dar uma bicicleta por que passou de ano. As cadeias estão cheias de gente que achou que não há castigo na vida. Na adolescência surge a crise existencial, esse é um momento que pais sábios farão deste momento uma experiência rica na vida dos filhos, uma liberdade lenta, gradual e segura. Não segure as rédeas, mas não as solte de uma vez, e pense nisto: a avezinha começa a criar asas, não as corte, mas não a solte no ar, de uma vez só.

A SEGUINDA – DESENVOLVA A AUTO-ESTIMA DE SEUS FILHOS.

Cuidado pra que sua autoridade não se torne autoritarismo.Vamos fazer algumas considerações.

Dar e esperar na medida certa, não espere mais do que ensinou ou mais do que pediu, quaisquer coisas que desejam os pais (ou os avós) lhe dão, quando não é 8, é 80, ora, se vejamos, ou é a menina de 7 anos que deve cuidar da irmãzinha como se fosse uma moça de 18 anos, ela quer ser criança e não babá. Não dê demais. Não cobre demais. nunca esqueça uma palavra de elogio ou de satisfação quando a coisa certa for feita. Há pais muito bons em censura, que sabem criticar e reclamar, mas nunca elogiam. Diga parabéns, diga estou feliz com o que você fez etc, é respeitar os filhos. Se prometeu algo, cumpra. Nunca compare um com o outro. Não privilegie um em detrimento de outro. Rebeca amava o filho Jacó, Isaque amava o filho Esaú. Os dois se tornaram inimigos pelo resto da vida e geraram povos inimigos, até o fim de um eles.

Eu te amo meu filho, diga isto pro seu hoje, agora, entenda os erros dos filhos. É diferente de passar a mão sobre a cabeça. Evite o perfeccionismo moral na criação dos filhos seja amigo pessoal de seus filhos. Seja o herói de seus filhos. O melhor amigo deles. Uma necessidade enorme para a criança e para o adolescente é saber que pode confiar nos pais. NUNCA MINTA PARA SEU FILHO.

TERCEIRA – ESTABELEÇA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM OS FILHOS.

Tenham tempo para eles, lembre-se que seu maior tesouro é sua família. Tenha tempo para conversar com eles, passear com eles, para ouvi-los, mesmo que seja algo que lhe pareça irrelevante.evitem tratá-los com grosseria. saiba pedir perdão aos filhos quando errar.

CONCLUSÃO

Sejam sacerdotes, em casa. Lembrem-se de Jó. Ele acordava de madrugada para oferecer sacrifícios pelos filhos. Pensava que talvez os filhos tivessem pecado. Há pais que são excelentes policiais, bons cobradores, exímios juízes, mas péssimos sacerdotes. Você ora por seu filho? Apresenta-os a Deus, em oração, todos os dias?

Ter filhos é uma responsabilidade fascinante. Vê-los crescer, não apenas em físico, mas em conhecimento e caráter, é muito agradável. Lucas 2.52 fala do crescimento do menino Jesus: “E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”. São as três dimensões do crescimento de uma criança: sabedoria (crescimento intelectual),
estatura (crescimento físico) e em
graça diante de Deus e dos homens (crescimento espiritual notado pelas pessoas). São as áreas em que devemos levar nossos filhos a crescerem, ajudando-os no desenvolvimento intelectual, físico e espiritual. É o nosso desafio e é a nossa responsabilidade.

Deus nos ajude a criar nossos filhos.