Adeus 2013, que venha 2014!

Quantas bênçãos recebemos de Deus em 2013, veja algumas dela na nossa retrospectiva 2013.

E em 2014, quantas bênçãos esperamos? Ora, é natural que desejamos, pois delas necessitamos para que nossos dias sejam marcados pelo verdadeiro êxito.

No livro de Números 6:24-26, encontramos a bênção que Araônica que algumas vezes é dada ao final do culto. Que esta bênção, contida de seis graciosas promessas, seja derramada sobre cada um de nós em 2014.

I. “O Senhor te abençoe”

A bênção provém de Deus! Deus é a origem de toda boa dádiva! Tiago 1:16-17 diz:

Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Não confundamos, contudo, “bênção” com “sucesso” de acordo com a minha vontade. A bênção às vezes pode ser o “não” de Deus para algumas coisas que desejo. Que o Senhor te abençoe em 2014!

II. “…E te guarde”.

Apesar das bênçãos de Deus serem “boas dádivas”, o coração do ser humano é corrompido pelo pecado. Por isso, enfrentamos tantos perigos. Perigos “físicos” e “espirituais”.

Salmo 121 diz:

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua a noite. O Senhor te guardará de todo o mal: Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Guardar aqui é mais no sentido de ser preservado na aliança com Deus do que não sofrer um acidente ou passar por aflições. A promessa do Salmo inclui o cuidado da alma (vida), coisa tão esquecida neste tempo materialista.

Que o Senhor guarde a sua vida em 2014.

III. “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti”.

Resplandecer o Seu rosto” significa a presença de Deus revelada. Para Israel, a presença de Deus no deserto era verdadeiramente um brilho em meio à escuridão (Ex.40:34-38).

Sobre ti”, significa que Deus não é uma energia, mas que pessoalmente se revela, se mostra e se relaciona com os que são Seus.

Que Deus resplandeça Seu rosto sobre sua vida em 2014!

IV. “…E tenha misericórdia de ti”.

Misericórdia em hebraico é hesed que, normalmente, é traduzida por “amor”, “bondade”, “benevolência” ou “misericórdia”. Hesed é frequentemente associado à Aliança (Êxodo 20:6;34:6). A própria Aliança é chamada hesed (Is 55:3). O hesed do SENHOR dura para sempre (Is 54:8;55:3; Jr 33:11; Mq 7:20).

Misericórdia” em hebraico também pode ser representada pelo vocábulo Rahamim. A raiz desta palavra é rhm, e tem o significado de “útero”. Rahamim pode ser traduzida como “vísceras”, “entranhas”, “sentimento de amor”, “compaixão”, “misericórdia”.

Misericórdia é, assim, o amor perdoador, gracioso, que não desiste de nós apesar de nossos fracassos e equívocos!

Que a misericórdia de Deus seja abundante sobre sua vida em 2014!

V. “O Senhor levante sobre ti o Seu rosto”.

Significa um clamor para que Deus não esconda Seu rosto e preste atenção em Israel.

Que tragédia é sentir que Deus escondeu o Seu rosto de nós! Essa bênção, que temos, portanto é uma grande necessidade que temos!

Os judeus ortodoxos ainda esperam o rosto de Deus se levantar, mas nós, que cremos em Cristo, confessamos que Deus revelou Seu rosto em Jesus, o Messias.

João 1:14:

E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai.

João 1:18:

Ninguém jamais viu Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou.

VI. “… E te dê a paz”.

O mundo carece de paz. Muito se fala em paz, especialmente nas mensagens de felicitações por conta da “virada do ano”. Há manifestos públicos e desejos privados por paz em todos os níveis de relacionamentos. Mas qual a paz que se procura?

Jesus disse em João 14:27:

Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.

Nós cristãos cremos que a paz tem nome: JESUS! A paz, portanto, só pode ser real quando o Senhor da Paz promovê-la no solo do nosso coração inclinado para a guerra. A paz verdadeira nos relacionamentos, quaisquer que sejam, começa quando o nosso coração se encontra com Cristo e passamos a gozar da paz de Deus! (Romanos 5:1)

Que a paz de Deus encha seu coração em 2014

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz!.

Print Friendly, PDF & Email